Moqueca de Frango
(cozinhar na maior Caçarola do seu Paneleiro):
- 2 peitos de frangos(pequenos - 1 kg só), cortado em tirinhas (cada 1/2 peito cortei em 3 filés e tem o filezinho que a gente puxa com a mão, depois tudo a Juliene, para ganhar tirinhas compridas).
- água com 1/2 copo de cachaça (coisa de mineiro) - para tirar o cheiro de pena das tirinhas cruas sem tempero, molho de 10 minutos e escorra.
- óleo de milho
- as tirinhas de frango, refogar, para dourar um pouquinho - demora um pouco, fogo alto mesmo assim vai sorar agua, espera secar e doura, e retirar tudo (reserve)
- recomeça a refoga no mesmo fundo de panela: óleo de milho
- 2 colhereadas cheias de "azeite de dende" (de garrafinha de supermercado - daquela pequenina do mesmo tamanho da garrafinha de molho de pimenta)
- 3 dentes de alho
- 1 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picada (refogar agora junto com o alho)
- 3 cebolas em rodelas em aneis (eram médias para grande)
- 1 pimentão vermelho em aneis
- 1 pimentão amarelo(são enormes)
- 1 pimentão verde (este era pequeno)
- 3 tomates em rodelas finas (1 e 1/2 em rodelas em cima da cama de pimentões, tirinhas de frango + rodelas de tomate de novo por cima)
- 2 tabletes de caldo de galinha(comum mesmo)
- chaleira de água fervente (só um pouquinho)
- 1 maço de coentro picado (era maço pequeno - não pode faltar)
- 1 maço de salsinha picado(era maço pequeno também)
- 1 garrafinha - 200 ml - de leite de coco
Rendimento Testados das Moqueca de Frango:
- Moqueca Picadinho de Peito - versão economica - multiplicação da mistura mesmo, o maior rendimento
- Comprar para 9 pessoas almoçarem: só 2 peitos pequenos ( 1 kg) dá almoço para 9 pessoas com repeteco comerem (refratario grande com 3 cm de altura dos antigos) - confesso ser visualmente a + bonita servida na mesa.
- Moqueca de Coxas - nessa versão não tem nada de economia, usando a mesma quantidade de refoga, parece ser um exagero, mas considere 3 coxas por pessoa. Moqueca de Frango é tão gostoso de comer, que se servir só 2 coxas por pessoa, fica aquele sentimento que não teve repeteco, que racionou a mistura.
- Comprar para 6 pessoas almoçarem: 18 coxas (2, 200 kg ou 3 bandejas de 1 kg - 1 bandeja de 1 kg vem só com 7 coxas ) - com a mesma refoga é a versão + cara para o bolso e também a mais demorada de nascer. Vale a pena, que são refogadas eseladas de Coxas em etapa, demora esta fase, só para depois começar a refoga da moqueca de verdade.
Pilotando a Cozinha com Priscila (com fotos passo-a-passo):
1 - Corte as tirinhas de frango em casa a Juliene (como indiquei acima para dar rendimento).
2 - Deixe de molho em água fria com cachaça barata (Pinga 51) por 10 minutos, para tirar o cheiro de pena (frango cru). Escorra, não precisa lavar.
3 - Escolha a maior caçarola do seu Paneleiro.
4 - 1.a Etapa demoradinha - Fiozinho de óleo no fundo e refogue as tirinhas em fogo alto constante, vai sorar agua assim mesmo, espere secar e até que possa dourar de levinho, retire (reserve).
5 - No mesmo fundo sujo faça reinicie a refoga agora com Azeite de Dende (vermelho) e oleo de milho só de alho com pimenta dedo-de-moça picadinha (coloca agora ela perde um pouco do exagero do picante dela).
6 -
2.a Etapa demoradinha - Por cima os aneis todos: cebola, pimentão vermelho, verde e amarelo. Um monstro de refoga. É tanta rodela que fica até dificil de mexer, está alta demais. Vai demorar um bom tempinho para tudo muchar. Quando muchar continue.
7 - Sobre a cama de aneis já refogada, faça camadas de rodela de tomate com tirinhas de frango e caldo de galinha esfarelado.
8 - Finalize com rodelas de tomate e pingue água da chaleira fervente só um pouquinho, 1/3 do interno, não vai chegar em cima. Tampe e abafe, fogo medio.
9 - Uns 10 minutos se quiser bisbilhotar, levante a tampa e estara assim, cheio de água (sorou do tomate e da cebola).
10 - Aproveite e dê agora uma remexida em tudo, parecerá uma Sopa. Abafe, aumente a chama e deixe quase secar mesmo. Não adianta experimentar o sal agora.
11 - Praticamente seco, você pode experimentar o sal (estará no ponto). Coloque a tigela de verdes picados ( são 2 maços, coentro não pode faltar de jeito nenhum e salsinha). Aguarde uns 5 minutos, para o cheiro do coentro suavizar. É forte no inicio, mas no sabor depois faz diferença.
12 - O picadinho estara praticamente seco. Agora despeje o Leite de Coco, esquentou ele (2 minutos só), vai encher de liquido de novo. Só agora com ele que o sabor de Moqueca aparece, pode desligar e servir.
Moqueca de Frango Domingueira
é um almoço perfeito!
Saboroso, bonito, cheiroso e leve de comer! Todos associam Domingo com Assados, mas a Moqueca de Frango é um Franguinho ensopado de arrasar! Prazeroso para quem faz em todos os sentidos. Comidinha de Caçarola de mãe, daquelas cheirosa no fazendo e gostosa de fazer: abafa com tampa, levanta, chereta, pinga água da chaleira, experimenta, uma delícia! Dá gosto de ficar na cozinha, tudo com durante e finalização bom: fogão limpo e pia organizada.Moqueca de Frango é Mistura com Acompanhamento, pede Cardapio Simples (arroz branco, farofinha da + simpleszinha, salada de mix folhas)com Sobremesa caprichada, daquelas tipo Gran Finale (afinal é domingo).Apesar de ter cara de Strogonoff de Frango, o sabor da Moqueca de Frango é tão bom de comer, que me sinto egoista comer sozinha durante a semana algo tão gostoso e não oferecer para quem a gente ama.
Para mim é comidinha Feita com Amor para Família Reunida, almoço de Domingo mesmo.